Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que uma ginasta morreu em decorrência de um mal súbito durante competição após tomar o imunizante de mRNA contra a Covid-19. O vídeo compartilhado pelas peças desinformativas mostra, na realidade, o momento em que a francesa Lorette Charpy lesiona o joelho esquerdo após apresentação em um campeonato realizado na Alemanha, no ano passado.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam ao menos 2.000 compartilhamentos no Facebook e Instagram e 3 milhões de visualizações no Kwai até a tarde desta terça-feira (26).
Publicações enganosas nas redes afirmam que uma atleta teria morrido durante uma competição de ginástica artística em decorrência de um mal súbito causado pelas vacinas de mRNA contra a Covid-19. As peças compartilham um vídeo no qual uma ginasta, após finalizar uma apresentação nas barras assimétricas, cai no chão e permanece aparentemente imóvel. O Aos Fatos identificou que, na verdade, o registro mostra o momento em que a ginasta francesa Lorette Charpy lesiona o joelho esquerdo durante o Campeonato Europeu de ginástica artística, na Alemanha, em agosto de 2022.
Em registro publicado no YouTube, é possível ver o acidente por outro ângulo e notar que, já caída, a atleta se contorce e toca o joelho. A lesão ocorreu no último dia da competição. Mesmo machucada, Charpy ganhou a medalha de bronze. No vídeo completo (veja abaixo), a ginasta sobe ao pódio para receber o prêmio…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos