Apurado pelo site Aos Fatos
Uma foto de um caminhão despejando terra em um canal tem sido compartilhada nas redes como se mostrasse uma ação criminosa para interromper o abastecimento de água no Nordeste, em outubro deste ano, por meio da transposição do Rio São Francisco. Na verdade, o registro foi feito em 2017 e retrata uma obra emergencial para consertar um canal do Pisf (Projeto de Integração do Rio São Francisco) em Pernambuco.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 40 mil visualizações no TikTok e 1.100 curtidas no Instagram até a tarde desta terça-feira (31). As peças enganosas circulam também no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance (fale com a Fátima).
Publicações nas redes sociais enganam ao difundir como atual uma foto antiga de uma obra realizada para reparar um canal da transposição do Rio São Francisco em Custódia (PE). Os conteúdos enganosos afirmam que a foto retrata uma ação criminosa realizada no início de outubro deste ano para interromper o abastecimento de água para o Nordeste — o que não procede.
Por meio de busca reversa, o Aos Fatos identificou que o registro original foi feito em junho de 2017, no governo de Michel Temer (MDB), pelo jornalista Rubens Nóbrega, e reproduzido na mesma época pelo site Catingueira Online. Na ocasião, um trecho do canal próximo à divisa com a Paraíba ruiu e interrompeu o fluxo de água para Campina Grande. A fotografia retrata o momento em que é feita uma barragem dentro do canal como forma de remediar os danos…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos