FALSO: É falso que fones de ouvido bluetooth eletrocutaram um homem em estação de trem

Vídeo circula no WhatsApp com legenda alarmante, mas imagens mostram funcionário sendo atingido por fio que se rompeu no sul da Índia

Apurado pelo site Estadão Verifica

É falso que fones de ouvido bluetooth tenham matado um homem eletrocutado em uma estação de trem. Um vídeo com imagens de uma câmera de segurança mostra o momento em que um homem recebe uma descarga elétrica e cai sobre os trilhos de uma linha férrea. A legenda que acompanha o vídeo que viralizou no WhatsApp é alarmante: diz que as pessoas não devem usar fones de ouvido bluetooth perto de cabos elétricos de alta tensão porque “a corrente pode se conectar com o fone, atingindo diretamente o usuário”. Mas não há nenhuma informação em fontes confiáveis de que foi isso o que aconteceu na cena que viralizou.

PT não pediu ao STF o cancelamento de CNH e passaporte de endividados

O que a imagem mostra, na verdade, é um fio de alta tensão caindo sobre a cabeça do homem. Ele é funcionário da estação ferroviária de Kharagpur, em Bangala, no sul da Índia. O acidente aconteceu no dia 7 de dezembro de 2002 e foi noticiado em pelo menos três sites de notícia indianos (India Today, Hindustan Times e o India.com). Em nenhuma delas há a menção para os fones de ouvido bluetooth…

Veja a apuração completa no site Estadão Verifica