Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), proibiu a Polícia Rodoviária Federal de atuar no combate ao tráfico de drogas e na apreensão de cargas com entorpecentes. Peças de desinformação que fazem essa alegação distorcem uma decisão tomada pelo governo em janeiro de extinguir cinco centros operacionais especializados criados durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). O fechamento desses comandos, no entanto, não impactou nas funções da PRF.
O vídeo desinformativo acumula mais de 3.000 compartilhamentos no Facebook até a tarde desta sexta-feira (24) e circula também na plataforma de vídeos curtos Kwai.
É mentiroso o vídeo que tem viralizado nas redes que afirma que o ministro Flávio Dino teria proibido a PRF de atuar na apreensão de drogas. As peças de desinformação distorcem uma notícia publicada pelo Metrópoles em janeiro deste ano sobre a decisão de Dino de extinguir os cinco COEs (Comandos de Operações Especializadas) regionais da PRF. A medida, no entanto, não alterou as atribuições da força policial, conforme afirmou a própria instituição ao Aos Fatos.
“Além de executar o policiamento, a fiscalização e a inspeção do trânsito, também é competência da PRF a prevenção e a repressão de crimes nas rodovias federais e nas áreas de interesse da União. A instituição segue cumprindo a sua missão”, afirmou a assessoria após ter sido questionada sobre as afirmações do vídeo…