Apurado pelo site Lupa
Circula nas redes sociais o trecho de uma fala do ex-ministro da Justiça e Segurança Pública e futuro ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino (PSB), durante a divulgação do balanço do ano de 2023 na segurança pública, no Palácio do Planalto, em 31 de janeiro de 2024. A legenda da publicação sugere que ele estaria defendendo a não punição de furtos, roubos e crimes relativos a patrimônio. É falso.
Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“OLHAR QUE MARAVILHA O MINISTRO DA JUSTIÇA FLÁVIO DINO E FUTURO MINISTRO DO STF.**FALOU AGORA ENTREVISTA QUE ESTAR LIBERADO O FURTO, ROUBOS E CRIMES RELATIVOS A PATRIMÔNIO QUE NÃO TENHA PUNIÇÃO(…) AGORA POSSO TE ROUBAR NÃO VAI DA EM NADA”
Em nenhum trecho do seu discurso, Dino defendeu que furtos, roubos e crimes relativos a patrimônio não fossem punidos, tampouco “liberados”, como sugere a publicação que circula nas redes. Ele propôs a adoção de penas alternativas — como prisão domiciliar — para essas práticas, como forma de evitar o crescimento da população carcerária. Na sua visão, isso deveria valer apenas para os delitos menos graves…
Veja a apuração completa no site Lupa