Falso: É falso que Flávio Dino defendeu liberar furto no país

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que o ex-ministro da Justiça e futuro ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Flávio Dino, defendeu que a prática do furto seja liberada no país, como alegam publicações nas redes. As peças de desinformação tiram de contexto uma declaração de Dino durante um evento no Palácio do Planalto em que ele defendeu que determinadas práticas delituosas e alguns crimes, como furto, tenham penas alternativas, não a reclusão em uma penitenciária. Em nenhum momento Dino disse ter planos de descriminalizar o furto no país.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 7.000 compartilhamentos no Facebook, 3.000 curtidas no Instagram e milhares de visualizações no TikTok até a tarde desta quinta-feira (1º).

Posts nas redes enganam ao afirmar que o ex-ministro da Justiça e futuro ministro do STF, Flávio Dino, defendeu durante evento no Planalto, na quarta-feira (31), que a prática de furto no país seja liberada. Em lugar da declaração original de Dino, divulgada pelo Metrópoles, o que está circulando é um trecho editado, omitindo o início da fala — justamente o momento em que ele defende que alguns crimes, como furto, tenham penas alternativas para reduzir o crescimento da população carcerária.

Em nenhum momento do evento, porém, Dino defendeu que furtos possam ser cometidos sem qualquer punição, tampouco afirmou que pretende encaminhar ao Senado um projeto de lei para liberar o furto no país (confira abaixo), como fazem crer as peças de desinformação…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos