Publicações nas redes sociais afirmam que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, teria sugerido fechar o Congresso Nacional com ajuda do Supremo Tribunal Federal (STF). É falso. Uma fala do ministro sobre a possibilidade de regulamentação das redes sociais foi distorcida.
Apurado pelo site Lupa
Verificamos publicações nas redes sociais que afirmam que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, sugeriu fechar o Congresso Nacional, que representa o poder Legislativo no país, com o apoio do Supremo Tribunal Federal (STF). É falso.
As postagens compartilham um vídeo do ministro dizendo que tem “três caminhos possíveis” para a regulação das redes sociais. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:
Flávio Dino, Ministro da Justiça, sugere claramente que vai FECHAR o Legislativo com apoio do STF. O presidente da Câmara, deputado Arthur Lira, vai continuar assistindo a isso calado?
A informação analisada pela Lupa é falsa. Um trecho de entrevista concedida por Flávio Dino no dia 2 de maio vem sendo distorcido para afirmar que o ministro teria defendido fechar o Congresso Nacional com o apoio do Poder Judiciário. Na verdade, Dino citava medidas que podem ser realizadas para garantir a regulação das plataformas digitais – caso não seja aprovado o Projeto de Lei nº 2630/2020 (PL 2.630), mais conhecido como “PL das Fake News”, em discussão no Legislativo. Em nenhum momento da coletiva o ministro disse que pretende fechar o Congresso Nacional com ajuda do STF…