Falso: É falso que Flávio Dino aparece como ‘mentor do golpe’ em vídeo do 8 de janeiro

Apurado pelo site Lupa

Circula nas redes sociais um vídeo que provaria que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), teria articulado os atos golpistas de 8 de janeiro no Palácio do Planalto. É falso. A gravação tira de contexto uma transmissão da CNN Brasil que mostrava a chegada da cúpula do governo após a evacuação dos prédios dos três Poderes.
Circula pelas redes sociais um trecho de uma transmissão da CNN Brasil que provaria que o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB), teria sido o ‘mentor do golpe’ de 8 de janeiro, em Brasília. Na gravação, feita por uma câmera de monitoramento do Palácio do Planalto, ele apareceria arquitetando as ações. A mensagem sugere que outros membros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estariam envolvidos nos ataques sob orientações de Dino. É falso. 

Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

A casa do Dino caiu. Dino foi mentor do golpe! Compartilhe

O vídeo da CNN Brasil usado no post que circula pelas redes sociais é um trecho de uma reportagem transmitida pela emissora no dia 24 de abril de 2023. A gravação mostra, na verdade, a chegada da cúpula do governo federal ao Palácio do Planalto após os ataques nas sedes dos Três Poderes — e não uma ação anterior a isso. Logo, Dino não poderia estar planejando nada, uma vez que a destruição dos prédios já havia ocorrido…

Veja a apuração completa no site Lupa