FALSO: É falso que Flávio Dino afirmou em 2023 que médicos podem receitar cloroquina

Tem circulado nas redes um vídeo do Ministro da Justiça, Flávio Dino, falando sobre o uso de cloroquina contra a covid-19, para fazer parecer que o governo Lula seria favorável ao tratamento da doença mediante o uso de medicamentos ineficazes como a cloroquina, mas o registro é antigo.

Apurado pelo site YahooNoticias

Recentemente, tem circulado nas redes sociais um vídeo do ex-governador do Maranhão e atual Ministro da Justiça, Flávio Dino, falando sobre o uso de cloroquina contra a covid-19, para fazer parecer que o governo de Lula seria favorável ao tratamento da doença mediante o uso de medicamentos ineficazes como a cloroquina.

Mas a informação circula fora de contexto. O vídeo é antigo e fo ao ar em 2020, quando ainda não havia consenso sobre a eficácia dos medicamentos contra a covid-19.

Uma busca no Google por vídeos por meio das palavras-chave “Flávio Dino entrevista pandemia” direcionou ao registro original, publicado em maio de 2020, não em 2023. Na oportunidade ele afirmou que os médicos no Maranhão poderiam receitar medicamentos contra a covid, que tempos depois se provaram ineficazes contra a doença. “Desde o mês de março eu afirmo e reitero que a cloroquina pode ser receitada pelos médicos. Nós sempre oferecemos aos médicos a oportunidade de receitar cloroquina, azitromicina, ivermectina”, disse Dino.

Desde então, diversos estudos científicos mostraram que esses medicamentos são ineficazes para o tratamento da covid-19 e, por isso, não são recomendados pelo governo de Lula…

Veja a apuração completa no site YahooNoticias