Cena mostrada em vídeo viral aconteceu em 2016 no Reino Unido. Na época, um fazendeiro jogou esterco em ativistas do Greenpeace que protestavam contra a utilização do local para fracking, um método de exploração de reservatórios não-convencionais de petróleo e gás banido em vários países. Não há relação com o MST, nem com a Argentina.
Apurado pelo site Lupa
Circula pelas redes sociais um vídeo, supostamente gravado na Argentina, mostrando um fazendeiro jogando fezes em membros do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), que teriam invadido suas terras. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“O MST invadiu essa fazenda, daí o dono pulverizou com bosta líquida, não ficou nenhum invasor, eles abandonaram tudo, até os pertences que levaram, não aguentaram o forte ‘cheiro’ que estava sendo pulverizado em volta deles”
A informação analisada pela Lupa é falsa. As cenas não têm relação com a Argentina ou com o MST. O registro que circula nas redes sociais não é atual e foi gravado em 27 de abril de 2016. Na realidade, a cena aconteceu no Reino Unido, quando um fazendeiro jogou esterco em ativistas do Greenpeace. Eles protestavam contra a utilização do local para fracking – método de exploração de reservatórios não-convencionais de petróleo e gás banido em vários países, por causar problemas ambientais e trazer riscos à saúde.
Conforme noticiado na época por jornais britânicos como BBC e Daily Mail, entre os ativistas estavam a atriz Emma Thompson e sua irmã, Sophie Thompson. Elas participavam das filmagens de um vídeo do Greenpeace contra a prática de extração de gás por meio de fracking naquela área, localizada em Fylde, no oeste do Reino Unido…