Apurado pelo site Lupa
Post nas redes sociais traz um vídeo que mostra, pelo menos, sete corpos de homens caídos em uma região de mata. A narração afirma que eles estão mortos e que todos eram jovens. O texto que acompanha a postagem alega que nove marginais foram mortos, no interior do Piauí, por um senhor de 63 anos dono de uma fazenda. Ele estaria defendendo sua propriedade de um assalto. É falso.
Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
Senhor de 63 anos, dono de fazenda no interior do Piauí, mata 09 marginais que tentaram lhe assaltar de novo. Sua fazenda tinha sido assaltada 4 vezes em menos de 2 anos pela mesma quadrilha. Em depoimento para polícia, o fazendeiro disse: “eu SABIA que eles voltariam, então vendi um trator e COMPREI uma sub metralhadora, porque as armas que eu tinha eles levaram todas, já estava esperando por eles, desta vez porém preparado”. É justo!Quando o estado não te defende, vc precisa se proteger e zelar por sua própria vida. Meu herói!!!
O vídeo é antigo e foi gravado em dezembro de 2019, na comunidade de Frade, em Angra dos Reis (RJ). As mortes foram resultado de um conflito entre facções pelo controle do tráfico de drogas. Além disso, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ) realizou uma operação no local que resultou na apreensão de armas…
Veja a apuração completa no site Lupa