Discurso feito em 2017 por Regina Sousa era crítica à reforma trabalhista que permitia trabalho de gestantes em locais insalubres, mas foi tirado de contexto nas redes sociais
Apurado pelo site Estadão Verifica
É falso que a ex-senadora Regina Sousa (PT-PI) tenha defendido o aborto para evitar que crianças nasçam com sinusite e rinite. Um trecho de apenas 20 segundos de uma fala da senadora durante uma sessão, no dia 11 de julho de 2017, foi usado em publicações na internet de forma distorcida. No vídeo, Regina diz que a grávida não pode “ficar nove meses na incerteza de como é que vai nascer essa criança, se vai ter alguma doença, se vai nascer com rinite, com sinusite”. Os posts que viralizaram nas redes afirmam que ela defendia o aborto. Na verdade, Regina Sousa falava sobre a reforma trabalhista.
PT não pediu ao STF o cancelamento de CNH e passaporte de endividados
O trecho usado no vídeo desinformativo foi recortado do momento em que a senadora petista criticava a iminente aprovação do texto com um artigo que permitia que gestantes trabalhassem em locais insalubres com o argumento de que as mulheres o faziam porque queriam. Não há nenhuma menção a aborto na fala de Regina Sousa, nem em qualquer outro momento da sessão, que se encerrou às 22h20 daquele mesmo dia. Veja o vídeo original do discurso da senadora (a partir de 2h59m20s):..