Falso: É falso que EUA criaram sanções contra o Brasil após fala de Lula sobre Putin

Apurado pelo site Lupa

Circula pelo WhatsApp um vídeo que diz que os Estados Unidos preparam sanções econômicas para punir o Brasil após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarar que receberia o presidente da Rússia, Vladimir Putin, na Cúpula do G20 no ano que vem. É falso. 

Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

Lula coloca o Brasil como um aliado de Putin na guerra contra a Ucrânia. Diante de toda essa repercussão, o Senado norte-americano já está preparando sanções econômicas para punir o Brasil, que agora é visto como um inimigo de guerra

O vídeo que circula nas redes descontextualiza uma declaração do senador norte-americano Ted Cruz, que pedia sanções ao Brasil por ter permitido que dois navios de guerra iranianos atracassem no Rio de Janeiro em fevereiro — contrariando pedido dos Estados Unidos. Não há relação com as declarações de Lula sobre a vinda do presidente russo Vladimir Putin para a Cúpula do G20 no Brasil em 2024. Também não há informações sobre qualquer sanção que seria aplicada ao país pelos norte-americanos. Vale ressaltar ainda que a fala do senador não reflete um posicionamento oficial do governo estadunidense…

Veja a apuração completa no site Lupa