Em vídeo que circula nas redes sociais, homem afirma que “estariam colocando” vírus e fungos do câncer na vacina contra o vírus H1N1. É falso. De acordo com a bula do imunizante, não existem fungos ou vírus do câncer nas vacinas. O conteúdo desinformativo circula desde 2019, antes da pandemia, mas voltou a ser compartilhado atualmente.
Apurado pelo site Lupa
Circula nas redes sociais um vídeo em que um homem afirma que “estão colocando” vírus e fungos do câncer na vacina da gripe. Ele cita o imunizante contra o vírus H1N1 como exemplo de fármaco que contém substâncias cancerígenas. É falso. Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
Nas vacinas estão colocando vírus do câncer, fungos do câncer […] Nessa vacina H1N1 está o mumps virus, o maior causador de câncer, está lá
A bula da vacina contra a gripe oferecida neste ano pelo Ministério da Saúde mostra que o imunizante não contém nenhuma substância cancerígena em sua fórmula. O fármaco, chamado Influenza Trivalente, é produzido pelo Butantan. A vacina contém três cepas de Myxovirus influenzae inativados, isto é, fragmentos inativos do vírus da gripe que incentivam o organismo a produzir anticorpos.
Embora o vídeo desinformativo tenha sido compartilhado como atual, existem registros de publicações do mesmo conteúdo em 2019, antes do início da pandemia de Covid-19. Os posts feitos naquele ano mostram que o trecho compartilhado agora, em 2023, é apenas um recorte de um vídeo maior em que o homem profere outras alegações infundadas, como quando diz que a vacinação é um perigo, o que é falso…