Apurado pelo site Lupa
Um texto enviado pelo WhatsApp diz que os Estados Unidos teriam provado que houve fraude nas eleições de 2022 e que Jair Bolsonaro (PL) teria vencido a disputa. É falso. A embaixada norte-americana desmentiu o texto e enfatizou o respeito pelas instituições democráticas brasileiras.
Um texto que circula pelas redes sociais diz que os Estados Unidos teriam provado que houve fraude nas eleições de 2022 e que Jair Bolsonaro (PL) venceu a disputa. É falso.
Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“URGENTE! EUA PROVA A VITÓRIA DE BOLSONARO E A FRAUDE DOS ESQUERDOPATA(…) DE FATO COM PROVAS TÉCNICAS E CIENTÍFICAS O PRESIDENTE DA REPÚBLICA É JAIR MESSIAS BOLSONARO”
O conteúdo desinformativo não apresenta nenhuma evidência de que Bolsonaro teria vencido a eleição. Em nota enviada à Lupa, a Embaixada dos Estados Unidos negou as informações e enfatizou o respeito pelas instituições democráticas do Brasil. “A Embaixada e Consulados dos EUA informam que a informação publicada é falsa. Ressaltamos também que os EUA reafirmam seu respeito às instituições democráticas brasileiras“, esclareceu, no texto…
Veja a apuração completa no site Lupa