Apurado pelo site Aos Fatos
É falso que os estados do Nordeste coordenaram operações policiais com o objetivo de apreender e leiloar motos para aumentar a arrecadação, como difundido em vídeo que circula nas redes sociais. A PRF (Polícia Rodoviária Federal) e secretarias estaduais de segurança pública da região afirmaram que eventuais blitze têm o intuito de coibir a violência no trânsito com a punição de infratores e retenção de veículos em situação irregular com base no CTB (Código de Trânsito Brasileiro).
Ao contrário do que também é mencionado no vídeo, o seguro obrigatório DPVAT não foi reajustado no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de R$ 12 para R$ 292. A taxa não sofre reajuste desde 2021, quando deixou de ser cobrada, e não tem previsão de voltar.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 12 mil compartilhamentos no Facebook e 130 mil visualizações no Kwai nesta sexta-feira (17).
Em vídeo difundido nas redes sociais no dia 11 de fevereiro, um homem não identificado pelo Aos Fatos afirma que está havendo apreensão de motos em todo o Nordeste com intuito de leiloá-las para aumentar a arrecadação nos estados. A informação é contestada por órgãos de segurança, como a PRF (Polícia Rodoviária Federal) e as secretarias de segurança pública de Alagoas, Bahia, Pernambuco, Piauí e Rio Grande do Norte…