Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
Diante das altas temperaturas, viralizou uma mensagem sobre um suposto novo fenômeno meteorológico que poderia atingir a Argentina. No entanto, este alerta é falso. O Serviço Meteorológico Nacional (SMN) confirmou que este fenómeno não existe e que o que está a acontecer no país é uma onda de calor.
Diante das altas temperaturas que vive grande parte da Argentina, viralizou uma mensagem sobre um suposto novo fenômeno meteorológico que poderia atingir o país. O texto que circula assegura que “esta semana haverá uma cúpula de calor atmosférico”, portanto “não haverá ar”.
No entanto, este alerta é falso. O Serviço Meteorológico Nacional (SMN) confirmou que este fenómeno não existe e que o que está a acontecer no território é uma onda de calor.
Esta não é a primeira vez que esta desinformação circula. Também foi negado por organizações de verificação de dados da Bolívia, Equador e Colômbia.
O texto em questão diz: “Vamos ajudar a passar essa informação! Esta semana haverá uma Cúpula de Calor Atmosférico; uma das ondas de calor mais intensas dos últimos anos! Vamos beber água com limão 🍋 e uma pitada de sal para recuperar os eletrólitos que perdemos ao suar! E, por favor, entenda que não haverá ar; “Como é uma Cúpula invisível, o que acontece é que o calor fica enclausurado!”
No entanto, isso é falso. A suposta “cúpula de calor atmosférico” não é um fenômeno real e não haverá situação meteorológica diferente da que seria esperada para esta época do ano , conforme confirmou o Serviço Meteorológico Nacional (SMN) ao Chequeado …
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷