O conteúdo circula nas redes sociais com 2 fotos da Estátua da Liberdade em que garantem que o nível do mar não subiu porque em ambas a altura do rio Hudson é semelhante. Isso é falso: dados oficiais e especialistas consultados concordam que o nível da água realmente aumentou.
Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
Circula nas redes sociais um conteúdo com 2 fotos da Estátua da Liberdade (uma em preto e branco e outra colorida) em que garantem que o nível do mar não subiu porque em ambas a altura do rio Hudson é parecida.
Esta imagem circula pelo menos desde 2022 e o que se afirma é falso: dados oficiais e especialistas consultados pelo Factchecked concordam que o nível da água naquele ponto em Nova York (e em todo o mundo) aumentou de fato e que algumas fotos aleatórias não podem ser usado para determinar a tendência desse aumento.
Segundo a NASA, desde 1880, o nível global do mar subiu 20 centímetros; No caso de Nova York, dados da agência que estuda a atmosfera e os oceanos dos Estados Unidos mostram que o nível das águas está subindo cerca de 30 centímetros por século.
As contas do Twitter que já espalharam desinformação no passado (como esta em espanhol e esta em inglês ) compartilharam uma imagem com 2 fotos da Estátua da Liberdade (uma em preto e branco e outra colorida) na qual garantem que o nível do mar não subiu porque em ambos o rio Hudson é parecido. Essa imagem circula pelo menos desde 2022 e o que se afirma é falso: dados oficiais e especialistas consultados pelo Factchecked concordam que o nível da água em Nova York (e em todo o mundo) subiu e continua subindo.
Estudos da NASA , da ONU , da Agência Ambiental da União Européia e de outras organizações especializadas, como a Academia Nacional de Ciências, Engenharia e Medicina , mostram que o nível do mar está subindo como resultado das mudanças climáticas.
“Desde 1880, o nível global do mar subiu 20 centímetros; até 2100, projeta-se que aumente entre 30 e 122 centímetros a mais”, diz a NASA …