Apurado pelo site Lupa
Post nas redes sociais alega que o prefeito da cidade gaúcha de São Leopoldo, Ary Vanazzy (PT-RS), mandou embora agentes da Defesa Civil, proibindo que atuem ajudando o povo. No vídeo que acompanha a publicação, um homem diz que chegou uma ordem da Prefeitura de São Leopoldo para acabar com o serviço das equipes enviadas pelas cidades de São Sebastião e Bebedouro, em São Paulo, ao Rio Grande do Sul. É falso.
Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
Olha só. Eu estou aqui com os carros da Defesa Civil de São Sebastião, São Paulo, e Bebedouro. O pessoal veio de lá para cá pra nos ajudar e, hoje, chegou uma ordem da Prefeitura de São Leopoldo para acabar com eles, com o serviço deles aqui no estado, principalmente, na nossa cidade. Eu conversei aqui com o pessoal dos resgates. Tem gente chorando porque para eles essa é a vida deles, salvar o povo. E eles estão aqui oh! Recolheram tudo que eles tinham para voltar para São Paulo (…)”
Equipes da Defesa Civil de São Sebastião e Bebedouro não foram expulsas de São Leopoldo. Agentes da Defesa Civil dos municípios paulistas começaram a atuar na cidade sem se comunicar antecipadamente com a Brigada Militar, o que causou pânico entre os moradores e atrito entre as equipes. O caso, no entanto, foi resolvido, e os profissionais de São Paulo continuaram a atuar na cidade gaúcha depois disso…
Veja a apuração completa no site Lupa