FALSO: É falso que enfermeira disse que Lula não foi vacinado contra Covid-19 em cerimônia

Vídeo que circula nas redes sociais sugere que enfermeira teria dito que o presidente Lula iria receber o cartão de vacinação sem ter sido imunizado. É falso. A análise da gravação mostra que a fala da servidora não condiz com a legenda do vídeo desinformativo.

Apurado pelo site Lupa

Circula nas redes sociais um vídeo do momento em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebe o cartão de vacinação após ser imunizado com uma dose da vacina bivalente contra a Covid-19. Nesse momento, uma agente de saúde se aproxima dele e afirma, segundo a legenda da gravação, que o petista não teria sido vacinado. O áudio foi vazado durante a transmissão da cerimônia. Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

Vou falar. Receba o cartão de vacina, mas você não foi vacinado, não

A informação analisada pela Lupa é falsa. Na verdade, a servidora adverte Lula para que receba o cartão de vacinação e possa comprovar que recebeu o imunizante. Ela não diz que o presidente não foi vacinado, como afirmam postagens nas redes sociais.

A cena foi registrada na segunda-feira (27) durante a cerimônia de lançamento do Movimento Nacional pela Vacinação, na qual Lula recebeu a vacina bivalente contra a Covid-19 das mãos do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que é médico…

Veja a apuração completa no site Lupa