Falso: É falso que Elon Musk publicou gráfico provando que Bolsonaro venceu em 2022

Apurado pelo site Lupa

Circula pelas redes sociais uma suposta postagem do empresário e chefe do Doge (Departamento de Eficiência Governamental), órgão ligado ao governo americano, Elon Musk alegando fraude nas eleições presidenciais do Brasil em 2022. O conteúdo inclui um gráfico mostrando a posição dos candidatos Jair Bolsonaro (PL), Lula (PT) e Simone Tebet (MDB) durante a apuração do primeiro turno. Segundo a publicação, “momentos antes da fraude”, os três apareciam, respectivamente, com 55,38%, 35,80% e 4,75% dos votos. É falso. 

Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

“Olhem o que o Elon Musk postou nas redes sociais do mundo todo! Xiiii… vai dar confusão!!!!”

A publicação não foi localizada no perfil pessoal de Elon Musk no X (@elonmusk), nem no perfil de sua empresa Starlink (@Starlink). A conta supostamente responsável pela publicação, “@StarBR-USALink”, não está mais disponível na plataforma. Além disso, o gráfico mostrado na publicação não prova que houve fraude na eleição de 2022, como mostra verificação da Lupa, publicada em outubro de 2024…

Veja a apuração completa no site Lupa