Falso: É falso que Elon Musk baniu Alexandre de Moraes do X

Apurado pelo site Aos Fatos

Não é verdade que o empresário Elon Musk, dono do X (ex-Twitter), tenha banido o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes da plataforma. O perfil do magistrado está ativo, e não há qualquer registro de que tenha sido suspenso desde sábado (6), quando Musk acusou Moraes de praticar censura.

Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos e curtidas no Facebook e no Instagram, respectivamente, e mais de 2.000 republicações no X até a tarde desta segunda-feira (8).

São mentirosas as publicações afirmando que o perfil de Alexandre de Moraes no X foi suspenso após o bilionário Elon Musk, dono da rede social, ter acusado no último sábado (6) o ministro do STF de censurar a liberdade de expressão no Brasil. A conta de Moraes continua ativa.

Também não há indício de que o perfil do ministro tenha sido suspenso em algum momento desde o início da discussão. A Wayback Machine, que salva prints de páginas na internet, registrou o perfil de Moraes sete vezes entre sábado e domingo e a conta permaneceu no ar em todos os momentos…

Veja a apuração completa no site Aos Fatos