Apurado pelo site UOL Confere
É falsa a informação de que é possível sacar os lucros do FGTS “em menos de três minutos” pela internet, como afirmam vídeos que circulam no Facebook.
O processo leva ao menos cinco dias e há condições específicas para o saque. Além disso, o lucro do FGTS não pode ser sacado separadamente.
Os vídeos utilizam a imagem do advogado trabalhista Alexandre Ferreira, que publica conteúdo sobre questões do mundo do trabalho no Instagram e TikTok. “Você sabia que a Caixa Econômica Federal começou a distribuir R$ 15,2 bilhões em lucros do FGTS? […] Você pode verificar e sacar o que é seu de forma rápida e 100% online, é simples e leva menos de três minutos”, diz um deles.
Outro vídeo também indica o mesmo site para sacar os valores em minutos. “É bem simples, é feito tudo online e leva menos de 3 minutos. Aguarde enquanto o valor é calculado, e depois conversa com a atendente para ela fazer a liberação do depósito para você. Vou deixar o site oficial para você acessar, basta clicar em ‘saiba mais’ abaixo desse vídeo”, diz a narração.
O suposto portal pede apenas o CPF da pessoa interessada para consultar o valor do “lucro” disponível para ela.
Áudio e imagem estão dessincronizados, o que sugere montagem, avalia especialista. Leonardo La Rosa, consultor de Segurança da Informação, apontou que, no fim de um dos vídeos falsos, a boca do advogado é coberta com um “clique em saiba mais”, mas o movimento facial dele não condiz com o que é dito. Os cortes são feitos para dificultar a detecção de uso de inteligência artificial a partir da voz verdadeira de alguém —no caso, do advogado Alexandre Ferreira. “O que é possível afirmar é que o áudio não pertence a pessoa que fala, por conta dos problemas de sincronismo e corte na imagem”, afirmou…
Veja a apuração completa no site UOL Confere