Apurado pelo site Lupa
Post nas redes sociais alega que, na Dinamarca, toda pessoa que recebe algum tipo de ajuda social está proibida de votar. Conforme a publicação, a prática evita que a cidadania se transforme em clientelismo político e que os eleitores votem cativamente. É falso.
Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
INTERESSANTENa Dinamarca, toda pessoa que recebe algum tipo de ajuda social está inabilitada para votar. Desta forma evita-se que a cidadania se transforme em clientelismo político e que votem cativamente. Compartilhe isso se você quiser que seu País consiga o mesmo.
Pessoas que recebem algum tipo de ajuda social na Dinamarca não estão impedidas de votar. Conforme o Parlamento Dinamarquês, tem direito a voto nas eleições gerais o cidadão dinamarquês, com 18 anos ou mais, que possui endereço permanente na Dinamarca e conta com plena capacidade legal (ou seja, não está sob tutela – declarado incapaz de lidar com as suas circunstâncias financeiras ou pessoais). O regramento está previsto na Constituição do país…
Veja a apuração completa no site Lupa