FALSO: É falso que decreto coloca Brasil sob comando do Ministério da Defesa

Mensagens compartilhadas nas redes afirmam que um decreto põe o governo brasileiro sob controle do Ministério da Defesa. Cita, ainda, que o general Augusto Heleno, do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), terá poder sobre as instituições e entes federados do Brasil. É falso. Resolução citada só cria grupos técnicos para avaliar infraestrutura.

Apurado pelo site Lupa

Circulam pelas redes sociais diversas mensagens que afirmam que um decreto publicado no Diário Oficial da União, no dia 19 de dezembro, coloca o governo brasileiro sob controle do Ministério da Defesa.

Uma das publicações, divulgada por meio de vídeo, mostra outro documento que estaria determinando a mesma medida. Segundo o autor da gravação, a norma também dá ao general Augusto Heleno, ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), poder sobre todas as instituições e entes federados do Brasil, incluindo Petrobras, ministérios, prefeituras e governos. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

Saiu decreto colocando sobre o Ministério da Defesa basicamente toda a infraestrutura do Brasil. Tudo sendo centralizado”

A partir de hoje, o presidente da República, junto com o general Heleno, tem poder sobre todo o Brasil, sobre a Petrobras, Eletrobras, sobre a educação, sobre todos os poderes”..

Veja a apuração completa no site Lupa