Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que um concurso realizado pelo Ministério da Cultura do governo Lula (PT) premiou com R$ 6,7 milhões, via Lei Rouanet, uma apresentação que publicações enganosas apelidaram de “dança da picanha fatiada”. As peças de desinformação que fazem essa alegação falsa compartilham fora de contexto uma performance realizada em 2018 em uma galeria em Londres. Não há registros de que um espetáculo com esse título tenha tido a captação de verba autorizada no Brasil.
O vídeo descontextualizado acumulava centenas de curtidas e compartilhamentos no Instagram e no Facebook até a tarde desta segunda-feira (27). Ele também circula no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).
Publicações mentem ao alegar que uma apresentação de dança em que uma mulher parece estar fantasiada como um pedaço de carne teria vencido um concurso do Ministério da Cultura e, com isso, recebido R$ 6,7 milhões via Lei Rouanet para ser apresentada em todo o país. Além de não haver informações sobre concurso semelhante, o vídeo sequer foi gravado no Brasil.
Por meio de busca reversa, Aos Fatos identificou que a gravação original foi publicada no Instagram em outubro de 2018 — antes, portanto, do início do governo Lula. A filmagem mostra uma apresentação feita pela dançarina surrealista Becky Namgauds na Galeria Melissa, em Londres…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos