Apurado pelo site Lupa
Post nas redes sociais alega que vazou o resultado de uma pesquisa da AtlasIntel para a prefeitura de Curitiba (PR), que seria divulgada em 14 de outubro e teve a publicação suspensa pela Justiça. A publicação diz que Cristina Graeml (PMB) registra 66,4% das intenções de voto para o segundo turno contra 33,6% de Eduardo Pimentel (PSD). A legenda ainda diz que o índice de confiança do levantamento é de 97,5% e que a margem de erro é zero. É falso.
Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
Em algum lugar vasou o resultado:CONSEGUIRAM SUPENDER NA JUSTIÇA, MAS NÃO ADIANTA NADA…VASOU RESULTADO E VOU DIVULGARAQUI, EMBORA TODOS JÁ SABEMOS:CRISTINA – 66.4 %PIMENTEL – 33,6 %FORAM COMPUTADOS SOMENTE OS VOTOS VÁLIDOS E O ÍNDICE DE CONFIANÇA DA PESQUISA É DE 97.5%, A MARGEM DE ERRO É ZERO
A pesquisa da AtlasIntel foi divulgada na quarta-feira (16), após o Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) liberar a publicação do resultado. O estudo mostra que Eduardo Pimentel e Cristina Graeml estão em empate técnico neste segundo turno, sendo que o candidato do PSD tem 49% das intenções de voto e a candidata do PMB possui 44,9%. A margem de erro é 3 pontos percentuais, para mais ou para menos…
Veja a apuração completa no site Lupa