Vídeo afirma que uma criança teria morrido na Paraíba depois de tomar a vacina da Covid-19. É falso. O Ministério da Saúde afirmou que não existem registros de mortes decorrentes da vacinação contra Covid-19 em crianças. Além disso, a Secretaria de Saúde da Paraíba confirmou que não foi notificado no estado nenhum efeito adverso grave pós-vacina.
Apurado pelo site Lupa
Circula nas redes sociais um vídeo que mostra uma criança que teria desmaiado após tomar uma vacina. Em outro trecho, o conteúdo apresenta um homem que grita em um ambiente médico. De acordo com a legenda do vídeo, uma criança teria morrido na Paraíba depois de tomar a vacina da Covid-19 e, o homem que aparece na segunda parte do material seria o pai desesperado com o acontecido. É falso. Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
Vacinação mata criança na Paraíba. Pai desesperado após ver seu filho morto. Criança morre após vacina da Covide
O vídeo não comprova que houve a morte de uma criança, ocasionada pela vacinação contra a Covid-19. O Ministério da Saúde e a Secretaria de Saúde da Paraíba afirmaram que não existem registros de mortes pós-vacinação em crianças. Além disso, o trecho que mostra um homem gritando em um ambiente hospitalar não tem relação com a vacinação ou com o coronavírus, pois foi publicado em fevereiro de 2019, antes da pandemia.
Em nota, a Secretaria de Saúde da Paraíba afirmou que não ocorreu nenhuma morte pós-vacinação em crianças no estado. “Nenhum efeito adverso grave em decorrência da vacina foi registrado no estado. Não é verdadeira a informação de que tenha ocorrido na Paraíba, tampouco que tenha sido um efeito da vacina contra Covid-19”, declarou, no comunicado…