Falso: É falso que consumo de própolis tenha eficácia contra mosquitos da dengue

Apurado pelo site Lupa

Circulam nas redes sociais posts alegando que o consumo de gotas de própolis poderia afastar o mosquito Aedes Aegypti, pois o produto seria expelido pelo suor e serviria como repelente para o inseto. É falso.

Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

Atenção amigos(as)!!!Estou repassando uma sugestão para ajudar afastar o mosquito causador da dengue, zica e chicungunha.Me pareceu muito coerente. Uma médica do Hospital do Câncer de Barretos de SP, dra Lilian, falou que é simples: ‘Própolis’.Tomando 5 gostas é o suficiente. Ele é expelido pelas glândulas sudoríparas, ou seja, pelo suor e afugenta o mosquitinho. Quem puder repasse para amigos e familiares. É uma solução simples, barata e pode salvar muitas vidas

Não existem evidências científicas que comprovem que o própolis seja eficaz como repelente contra o mosquito transmissor da dengue. Segundo a professora Lucia Rossetti Lopes, do Departamento de Farmacologia da Universidade de São Paulo (USP), não há estudos na literatura científica que indiquem que o própolis atue como repelente natural…

Veja a apuração completa no site Lupa