Falso: É falso que consumir leite de vaca cause câncer

Apurado pelo site Estadão Verifica

Em trecho de podcast que circula nas redes sociais, médico espalha informações erradas sobre a bebida, como a que o leite de caixinha contém conservantes e que sua ingestão provoca processos inflamatórios
O que estão compartilhando: vídeo de um médico alertando que o consumo de leite de vaca pode causar câncer, que a bebida é inflamatória e que o leite de caixinha tem conservantes.

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. De acordo com fontes consultadas pelo Estadão Verifica, não há evidências da relação entre o consumo de leite e o desenvolvimento de câncer. A bebida não é inflamatória para o público em geral. Ela pode estar associada a processos inflamatórios caso seja consumida por pessoas diagnosticadas com Alergia à Proteína do Leite de Vaca (APLV) e por intolerantes à lactose. O uso de conservantes na produção do leite de caixinha é proibido por lei. Sua durabilidade é maior do que a do leite cru e a do leite pasteurizado porque ele é submetido a altas temperaturas para a eliminação de microorganismos e é envasado em embalagem asséptica.

A Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) – entidade que representa médicos especialistas em diagnóstico e tratamento de câncer – nega que isso seja verdade. “Não há evidências científicas que mostrem risco aumentado de câncer por ingestão de leite bovino”, afirma a nota enviada ao Verifica…

Veja a apuração completa no site Estadão Verifica