Apurado pelo site Lupa
Circula nas redes sociais um vídeo em que um homem afirma que consumir “água de alho” e vitaminas do complexo B seriam alternativas para prevenir a dengue. É falso.
Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
A grande dica que eu dou é água de alho. Você pega três dentes de alho, quebra um pouquinho, põe em um copo de água […] deixa algumas horas e bebe isso uma vez por dia […] Curiosamente, ao consumir alho, nossos poros emitem um odor do alho. Nós não percebemos, a não ser que quando a pessoa coma muita cebola, muito alho, pode aparecer […] Não é um odor forte, mas o mosquito não gosta, o Aedes aegypti não gosta de alho. Então, aí ele não se aproxima
Não existe comprovação científica que aponte que o consumo de “água de alho” possua eficácia para afastar o mosquito da dengue. Segundo a médica infectologista e integrante da diretoria da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical (SBMT) Tânia Chaves, não existem, na literatura científica consultada e conhecida por ela, estudos qualitativos que comprovem a eficácia do alho como um repelente natural contra o Aedes aegypti…
Veja a apuração completa no site Lupa