Apurado pelo site Lupa
Publicação nas redes sociais alega que o Congresso dos Estados Unidos deu 48 horas para o Supremo Tribunal Federal (STF) entregar documentos referentes à rede social X (antigo Twitter). O post ainda aponta que, caso o pedido não seja atendido, será aplicada uma multa de 100 mil dólares por dia e que pode resultar até na prisão do ministro Alexandre de Moraes.
Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
Congresso americano dá 48 horas para o STF entregar os documentos do X. Caso não atendam o pedido, será aplicada uma multa de 100.000 dólares por dia, se persistirem será decretada a prisão de Alexandre de Moraes relator dos processos.
O Congresso dos Estados Unidos não intimou o STF. Na verdade, o Comitê de Assuntos Judiciários da Câmara de Deputados dos EUA solicitou ao X acesso às decisões do Supremo sobre moderação de conteúdo. A empresa entregou a documentação e informou o STF. De acordo com a CNN Brasil, a requisição foi assinada pelo congressista republicano Jim Jordan, atual presidente do comitê, em 12 de abril. Especialistas ouvidas pela Lupa foram unânimes ao afirmar que a suposta cobrança de documentação por parte do Parlamento norte-americano ao STF feriria a soberania brasileira…
Veja a apuração completa no site Lupa