Paralisação em estação de bombeamento ocorre desde novembro de 2022, mas não há desabastecimento no Estado
Apurado pelo site Estadão Verifica
Ao cobrar do presidente Luiz Inácio Lula da Silva que abra as comportas da Transposição do Rio São Francisco, o autor de um vídeo viralizado nas redes sociais desinforma sobre o abastecimento do açude Castanhão, no Ceará, e sobre a seca na região. As águas do Projeto de Integração do São Francisco (PISF) ainda não chegam ao reservatório e, para os governo federal e estadual, não há preocupação quanto à segurança hídrica do Ceará neste momento.
No vídeo, que circula no Facebook, Kwai e TikTok, um homem se dirige a Lula e pede que o presidente coloque “ordem na casa” e honre os nordestinos que votaram nele, principalmente do Ceará, alegando estar “a maior seca” no Estado em 7 de março. “Não está chovendo no sertão, o (açude) Castanhão está seco, essa represa enorme, mas as comportas do Velho Chico tão fechadas, da Transposição”, diz ele. O responsável pelo vídeo questiona se o presidente quer ver o povo morrer de sede e declara que já chega de ver o gado morrendo na seca. Sobre as imagens, há a legenda “Eleitor do L pede para abrir as comportas da Transposição do S. Francisco”.
Desde novembro de 2022, o Ceará não recebe águas do Projeto de Integração do São Francisco (PISF), mas isso não ocorreu por decisão de Lula. Como já explicou o Estadão Verifica, há uma paralisação na Estação de Bombeamento 3 (EBI 3), em Salgueiro (PE), a 42 quilômetro da divisa com o Ceará…