Apurado pelo site Chequeado 🇦🇷
Não há evidências científicas de que a urina nos olhos ajude a curar a miopia e o astigmatismo. Especialistas dizem que, pelo contrário, colocar gotas de urina nos olhos pode expor as pessoas a infecções e outros danos oculares.
Uma influenciadora espanhola viralizou um vídeo no Tik Tok no qual recomenda derramar urina nos olhos para curar a miopia e o astigmatismo. Mas esse suposto “tratamento” não possui nenhum tipo de comprovação científica.
Especialistas dizem que, pelo contrário, colocar gotas de urina nos olhos pode expor as pessoas a infecções e outros danos oculares.
Os únicos tratamentos comprovados para corrigir o astigmatismo e a miopia são óculos, lentes de contato e cirurgias refrativas.
Nas últimas semanas, um vídeo se tornou viral no TikTok em que uma influenciadora espanhola chamada Suama Fraile – que se apresenta como uma “conselheira metafísica no caminho da plenitude” – garante que “a melhor coisa que você pode fazer na vida é seus olhos são urina”. .” No vídeo, Fraile pede para esquecer os colírios de farmácia “que contêm produtos químicos” e afirma que aplicando diariamente sua própria urina fresca e “melhorada” com conta-gotas conseguiu curar seu astigmatismo e miopia. Mas isso é falso. Os especialistas asseguram que as afirmações deste influenciador não têm qualquer evidência científica e que, pelo contrário, esta suposta “receita” pode expor as pessoas a infecções e outros danos oculares. Os únicos tratamentos comprovados para corrigir o astigmatismo e a miopia são óculos, lentes de contato e cirurgias refrativas. O conteúdo foi compartilhado mais de 8 mil vezes e teve mais de 21 mil “curtidas”.
Suama Fraile é uma “defensora” da urinoterapia, método que diz ter descoberto há cerca de 5 anos e que, como afirma na promoção de um curso que vende por 55 euros, é “o seu próprio medicamento à sua medida, capaz de curar doenças físicas, mentais e espirituais.” Com o clássico tom conspiratório usado por muitos promotores de terapias alternativas, o influenciador garante que é uma abordagem “demonizada” porque se todos os seres humanos a utilizassem “o mundo das empresas farmacêuticas desapareceria quase completamente”.
Beber urina ou aplicar urina no corpo para múltiplos fins medicinais é uma prática antiga que pode ter sido usada ocasionalmente em civilizações antigas, como a egípcia, a grega, a romana, a indiana, a chinesa e a asteca. Mas não há evidências na literatura científica de que possa ter qualquer utilidade terapêutica . Conforme observado por Jutta M. Loeffler, da University College London, em Londres, Reino Unido, “pode haver raras situações em que a urina é o líquido mais limpo disponível para derramar sobre uma ferida suja, ou o único líquido para beber quando “Alguém está enterrado sob um edifício desabado ou perdido no mar durante dias, mas na maioria das vezes existem maneiras melhores de melhorar a saúde .”..
Veja a apuração completa no site Chequeado 🇦🇷