Apurado pelo site Lupa
Post que circula nas redes sociais traz um áudio no qual um homem alega que o resultado das eleições de 2022, no Brasil, foi manipulado, justificando que os Estados Unidos fraudaram as urnas com chips vindos de Taiwan. Diz ainda que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já gastou R$ 180 milhões com cartão corporativo e que a ex-deputada federal, Manuela d’Ávila, à época filiada ao PCdoB, coordenou o ataque de Adélio Bispo a Jair Bolsonaro, em setembro de 2018. É falso.
Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
Os Estados Unidos é que agilizou a entrega dos chips para fraudar lá de Taiwan para cá para o Brasil, para colocar nas urnas, entendeu? Eles manipularam o resultado (…) O Bolsonaro deve assumir a presidência porque houve fraude nas eleições, então ele foi o verdadeiro vencedor”
Não houve fraude nas eleições brasileiras de 2022, quando Lula derrotou Bolsonaro e foi eleito presidente da República. A história sem provas foi inventada a partir das dificuldades que a empresa brasileira Positivo, que venceu a licitação para entregar parte das urnas usadas no pleito daquele ano, encontrou para adquirir chips que seriam usados na fabricação dos equipamentos…
Veja a apuração completa no site Lupa