Falso: É falso que China tenha mandado navio com aves contaminadas ao Brasil

Apurado pelo site Estadão Verifica

Vídeo cita teorias conspiratórias sobre visita de Klaus Schwab ao Brasil e dissemina tese fantasiosa de que população será contaminada em massa com gripe aviária para viabilizar vacinação universal obrigatória
O que estão compartilhando: que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem dois decretos assinados pelo criador do Fórum Econômico Mundial, Klaus Schwab, para implantar lei marcial no Brasil e estabelecer estado de emergência sanitária nacional com a gripe aviária. Os decretos fariam parte de um plano para implementar uma vacina universal obrigatória. O primeiro passo teria sido dado com o envio de um navio chinês com milhares de aves contaminadas com uma nova cepa da gripe aviária. O próximo passo seria desligar a internet no Brasil.

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. Em vídeo com quase 10 minutos de duração, um homem comenta trechos de um áudio de uma mulher. A “conversa” entre os dois é um compilado de teorias conspiratórias variadas, que passam pela pandemia de covid-19, vacinação forçada, prisões de brasileiros em campos de detenção, confisco de bens, uma espécie de “reset humano” para ativação de cyber zumbis, além de divagações sobre atuação de militares e previsões bíblicas.

Todas as alegações são falsas ou enganosas, como explicam especialistas e órgãos oficiais ouvidos pelo Verifica. A tese de que pessoas estão sendo infectadas propositadamente com aves infectadas com uma nova cepa da gripe aviária, vindas em um navio chinês, por exemplo, não se sustenta – primeiro, porque é falso que um navio tenha chegado em Santos com as tais aves contaminadas. Segundo, porque ainda não há nenhum caso de gripe aviária em humanos no Brasil…

Veja a apuração completa no site Estadão Verifica