FALSO: É falso que CDC admitiu que vacinas da Covid-19 causam doenças debilitantes

Frase do representante do CDC em vídeo que circula nas redes sociais foi descontextualizada. Embora ele tenha se referido a estudo preliminar que encontrou sinais de risco de AVC para pessoas de 65 anos ou mais que tomaram a vacina bivalente contra Covid-19, acredita não haver problema de segurança. Outras análises não identificaram risco.

Apurado pelo site Lupa

Circula nas redes sociais um vídeo de uma transmissão ao vivo em que Tom Shimabukuro, diretor dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças, o CDC (Centers for Disease Control and Prevention, na sigla em inglês), afirma que a organização está ciente de relatos de pessoas com problemas de saúde duradouros após a vacinação contra a Covid-19. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

Bomba: O diretor da Força-Tarefa do CDC, admitiu que as vacinas C-19 causam doenças debilitantes

A informação analisada pela Lupa é falsa. Shimabukuro não afirmou em nenhum momento que as vacinas contra a Covid-19 causam doenças debilitantes. Na realidade, o representante do CDC fazia menção a um estudo que identificou uma porcentagem de risco para AVC isquêmico em pessoas com 65 anos ou mais que receberam o imunizante bivalente da Pfizer-BioNTech, a vacina atualizada para oferecer proteção extra contra a ômicron e suas subvariantes. No entanto, ainda de acordo com o centro, a suspeita ainda requer mais investigações e estudos epidemiológicos formais, uma vez que outros bancos de dados não indicaram o risco. Segundo o CDC, frequentemente esses sistemas de segurança detectam sinais que podem ocorrer devido a outros fatores.

A fala de Tom Shimabukuro ocorreu no encontro com o Comitê Consultivo de Vacinas e Produtos Biológicos Relacionados, uma reunião de mais de nove horas transmitida no YouTube no dia 26 de janeiro deste ano. Na ocasião, pesquisadores e representantes de instituições de estudos apresentaram resultados de avaliações científicas e responderam às questões propostas sobre o assunto. “Quero reiterar que o CDC continua a recomendar que todas as pessoas elegíveis para um reforço bivalente de mRNA da Covid-19 ou vacina contra a gripe sejam vacinadas. Quero dizer, detectamos um sinal estatístico e estamos no processo de avaliar esse sinal e não acho que as evidências sejam suficientes para concluir que há um problema de segurança”, disse Shimbukuro, ao ser questionado sobre a segurança das vacinas…

Veja a apuração completa no site Lupa