Itens de segurança se tornaram obrigatórios nos automóveis novos depois de 2014; Ministério da Infraestrutura desmentiu o boato
Apurado pelo site Estadão Verifica
Não é verdade que veículos sem freios ABS e airbag estejam proibidos de circular sob risco de serem apreendidos pela polícia. Os dois itens se tornaram obrigatórios, a partir de 2014, nos automóveis novos fabricados no Brasil ou importados. O Ministério da Infraestrutura, responsável pelas políticas nacionais de trânsito e de transportes, informou que “não procede a informação que carros fabricados até 31 de dezembro de 2013 serão recolhidos por falta do equipamento de segurança”.
Um usuário do TikTok que disseminou a informação falsa alerta: “Nova legislação está em funcionamento. É, meus queridos, você agora que está aí e tem o seu carrinho até 2014, você não pode mais sair com ele nas ruas”. De 13 de março, quando a publicação foi ao ar, até o dia de hoje, o vídeo foi assistido 726 mil vezes.
Uma das evidências de que a apreensão de carros sem freios ABS e airbag se trata de um boato é a falta de informações sobre o tema na internet. Uma pesquisa no Google pelas palavras-chave “apreensão”, “freios ABS” e “airbag” não confirma a existência de uma suposta nova legislação que permite o recolhimento dos veículos. O resultado da busca retorna notícias de dezembro de 2013. Naquela época, o governo federal estava decidindo se iria manter a decisão de obrigar que, a partir de 1º de janeiro de 2014, todos os veículos saíssem de fábrica com freios ABS e airbag, o que acabou se confirmando…