FALSO: É falso que carros que não tiverem freios ABS e airbags serão recolhidos

Post diz que carros sem freios ABS e airbags serão recolhidos. A medida atingiria, sobretudo, os fabricados antes de 2014. É falso. O Ministério dos Transportes diz que a informação não procede. O Contran determina que veículos fabricados a partir de 2014 devem possuir os dispositivos de segurança, mas não estabelece recolhimento de veículos antigos.

Apurado pelo site Lupa

Circula pelas redes sociais publicação informando que carros sem freios ABS e airbags serão recolhidos. A medida atingiria, principalmente, veículos produzidos antes de 2014. Por meio do ​projeto de verificação de notícias​, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa​:

Quando você pensa que o desgoverno Lula sossegou… Carros que não tiverem freios ABS e aybarg serão recolhidos, em sua grande maioria carros fabricados principalmente antes de 2014. Ou seja, muitos carros vão deixar de andar, de consumir combustíveis, de pagar IPVAs, de parar em oficinas. O governo está de parabéns! Afunda de vez Brasil nas mãos da esquerda”

A informação analisada pela Lupa é falsa. Não há qualquer informação sobre o assunto em mecanismos de busca ou portais de notícia. Em nota, o Ministério dos Transportes diz que não procede a informação sobre o suposto recolhimento de veículos que não possuem equipamento suplementar de segurança passiva (airbag) e sistema antitravamento das rodas (freio ABS).

As resoluções 915/2022 e 964/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) preveem, respectivamente, que veículos fabricados a partir de 1º de janeiro de 2014 devem possuir freios ABS e airbag. As fabricantes de automóveis estavam obrigadas a incluir progressivamente esses dispositivos de segurança nos veículos desde 2010, atingindo 100% da frota produzida a partir de 2014…

Veja a apuração completa no site Lupa