Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que ocorreram 10 mil casos de mal súbito decorrentes da vacinação contra a Covid-19 em Caraguatatuba (SP), cidade do litoral norte de São Paulo. O número citado pelas peças de desinformação se refere ao total de atendimentos feitos pelo Samu no município nos dois primeiros quadrimestres deste ano. Dos 4.294 casos classificados como mal súbito, nenhum foi associado à imunização. Também são enganosas as alegações feitas pelos posts de que há um excesso de mortes no país neste ano e que as vacinas são experimentais.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam centenas de compartilhamentos no Facebook e centenas curtidas no Instagram até a tarde desta segunda-feira (23). As peças de desinformação também circulam no WhatsApp, plataforma na qual não é possível estimar o alcance dos conteúdos (fale com a Fátima).
Em vídeo que circula nas redes, o suplente de deputado estadual John Goki Kage (Podemos-SP) faz uma série de alegações enganosas sobre as vacinas contra a Covid-19:
O número de supostas reações à vacina de Covid-19 citado por Kage aparece em um texto publicado no site oficial da Prefeitura de Caraguatatuba em 11 de outubro. Ali, a administração municipal informa que o Samu realizou um total de 9.549 atendimentos entre janeiro e agosto, sendo 4.294 ligados a casos de mal súbito. Essa classificação, explica o texto, é dada a uma ampla gama de situações de saúde, que vão da desidratação ao AVC (acidente vascular cerebral)…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos