Apurado pelo site Aos Fatos
Não é verdade que dados do governo do Canadá mostram que 74% das pessoas triplamente vacinadas contra a Covid-19 desenvolveram Aids, como afirmam publicações nas redes. Os documentos citados não associam em nenhum momento a doença à vacinação nem medem o nível de imunidade proporcionado pelas vacinas.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 4 mil compartilhamentos no X (ex-Twitter), além de centenas de curtidas e compartilhamentos no Instagram e no Facebook, respectivamente, até a tarde desta terça-feira (3).
É falso que relatórios do governo canadense mostram que 74% das pessoas que tomaram três doses da vacina contra a Covid-19 perderam imunidade e desenvolveram Aids, como tem sido difundido nas redes. Os documentos citados pelas peças de desinformação não fazem qualquer menção à Aids como consequência da imunização contra a Covid-19.
Os relatórios semanais da Agência de Saúde Pública do Canadá mostram somente o número total de casos, hospitalizações e mortes causadas pela Covid-19, quantidade de testes realizados e lista as variantes que circulam no país do vírus Sars-Cov-2, que causa a doença. O detalhamento sobre casos da doença após a vacinação pararam de ser atualizados em setembro de 2022, e um resumo dos dados era publicado nos relatórios semanais até maio…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos