FALSO: É falso que café a vácuo seja embalado com sangue de boi

Circula no WhatsApp um vídeo com a informação de que produtores de café no Brasil misturam sangue de boi ao produto. É falso. O Ministério da Agricultura e Pecuária não constatou, até o momento, nenhuma amostra de café que tenha vestígios de resíduos animais. A Associação Brasileira da Indústria de Café nega que ocorra tal procedimento.

Apurado pelo site Lupa

Circula pelo WhatsApp um vídeo dizendo que as fábricas de café estão misturando sangue de boi ao produto. Na gravação, um homem diz que presenciou a chegada de quatro carretas contendo sangue de boi em uma dessas empresas, elemento que seria misturado à composição do produto para dar “peso e volume” às embalagens. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​:

Sangue de boi no café embalado à vácuo

A informação analisada pela Lupa é falsa. Não há nenhuma prova de que aconteça a adição de sangue de boi no processamento do café em pó comercializado no Brasil. Em nota, o Ministério da Agricultura e Pecuária informou que não constatou, até o momento, nenhuma amostra de café que tenha vestígios de resíduos animais. A pasta explica que é improvável a mistura de sangue ao café torrado, devido às dificuldades de manipulação do produto.

A Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) também afirmou, em nota, não haver indícios de tal prática na indústria do café. A peça desinformativa é antiga e circula, pelo menos, desde 2020…

Veja a apuração completa no site Lupa