Post que circula nas redes sociais afirma que o Brasil deixou de utilizar e produzir a vacina AstraZeneca/FioCruz. É falso. Desde dezembro de 2022 houve uma mudança na recomendação da vacina, mas a alteração não suspendeu o imunizante. O Ministério da Saúde passou a indicar o fármaco preferencialmente para adultos acima de 40 anos.
Apurado pelo site Lupa
Circula nas redes sociais um post afirmando que o Brasil teria deixado de utilizar e produzir a vacina AstraZeneca/FioCruz contra a Covid-19. Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
Por risco de trombose, Brasil abandona uso da AstraZeneca
A informação analisada pela Lupa é falsa. O Ministério da Saúde não suspendeu o uso da vacina AstraZeneca, e a FioCruz, autorizada desde 2021 a produzir o insumo desse imunizante no Brasil, afirmou, em nota, que o contrato de produção segue vigente. O próprio Ministério da Saúde reforçou, em nota publicada em seu site, que “todas as vacinas ofertadas à população são seguras, eficazes e aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e pela OMS (Organização Mundial da Saúde)”…