Falso: É falso que Boulos tenha prometido incluir linguagem neutra nas escolas caso eleito

Apurado pelo site Estadão Verifica

O que estão compartilhando: postagem no Instagram afirma que o candidato à prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL) “prometeu seguir ideologia do partido e incluir linguagem neutra nas escolas”. A imagem mostra uma foto do candidato ao lado de um texto escrito “TODAS TODES TODOS TODXS”.

O Estadão Verifica investigou e concluiu que: é falso. A proposta de “incluir linguagem neutra nas escolas” não está no plano de governo enviado ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pela campanha de Guilherme Boulos. Em entrevista ao programa Central GloboNews, divulgada dia 28 de agosto, o candidato afirmou que não tem proposta de implementação de linguagem neutra nas escolas. “Não terá. Eu respeito quem utiliza, quem considera [a linguagem neutra], não acho que deve ser criminalizada, mas você tem que dialogar com a sensibilidade, com o conjunto da sociedade”, disse ele. Procurada, a assessoria de Boulos reforçou que o psolista “não vai adotar linguagem neutra na rede municipal de ensino, nem nunca propôs algo semelhante”.

Boulos elencou 119 propostas para São Paulo em seu plano de governo. O eixo entitulado “Educação” é composto por 7 itens e o de “Políticas para população LGBT+”, por 3. O termo “linguagem neutra” não consta em nenhum deles…

Veja a apuração completa no site Estadão Verifica