Apurado pelo site Aos Fatos
É falso que o candidato do PSOL à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos, selou aliança com “assassinos” do Hamas, como alegam publicações enganosas nas redes. O compilado de vídeos difundido pelas peças de desinformação mostra, na realidade, imagens em que Boulos participa de evento com a presença de líderes brasileiros que defendem a causa palestina, não “assassinos” do Hamas.
Publicações com o conteúdo enganoso acumulavam 1.200 curtidas no Instagram e dezenas de compartilhamentos no Facebook até a tarde desta sexta-feira (25).
Posts nas redes enganam ao difundir um compilado de vídeos que mostram Boulos em evento com líderes brasileiros que apoiam a causa palestina. As publicações enganosas tentam fazer crer que o candidato do PSOL selou aliança com integrantes do grupo Hamas, o que não procede.
Inicialmente, o compilado mostra o momento em que Boulos abraça o presidente do Fórum Latino Palestino, o brasileiro de ascendência libanesa Mohamad El-Kadri, durante evento promovido pela comunidade na última sexta-feira (18), em uma mesquita de São Paulo. El-Kadri afirmou em entrevista à Lupa que no Brasil “não tem nem Hamas nem pessoas ligadas ao Hamas”.
Na sequência, as postagens exibem imagens de Boulos usando um lenço preto e branco durante o evento. Trata-se de um adereço tradicional da tradicional árabe, denominado keffiyeh (ou hatta) palestino, sem ligação histórica com os grupos terroristas.
O compilado mostra também um outro momento do evento, em que o candidato do PSOL cumprimenta o brasileiro de ascendência palestina Ualid Rabah, presidente da Fepal (Federação Árabe Palestina do Brasil)…
Veja a apuração completa no site Aos Fatos