Falso: É falso que ‘bloqueio da Starlink’ atrapalha caminhoneiros

Apurado pelo site Lupa

Circulam pelas redes sociais publicações que alegam que motoristas de caminhão estariam sendo afetados pelo bloqueio do sinal de internet da empresa Starlink e da rede social X (antigo Twitter). Na gravação, um homem mostra um pátio com caminhões estacionados – que não estariam conseguindo emitir notas, por causa do suposto bloqueio –, enquanto faz ataques ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). “O filha da mãe bloqueou todo mundo, filho. Não sai nota nenhuma, ó. Olha a quantidade de caminhão que ‘tá’ aqui parado, ó. (…) Todo mundo esperando nota. Tem nota não, filhão”, diz. Ele não cita dia, hora ou local. É falso.

Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação​: 

“Caminhoneiros já estão sofrendo consequências do Bloqueio do X-Twitter e sinal de Internet da Starlink, ambos do Elon Musk. Alexandre de Moraes já paralisando o país e os caminhoneiros são os primeiros a sofrerem consequências.”

Não há nenhuma notícia publicada com a informação de que o sinal de internet da Starlink tenha sido bloqueado no Brasil. O ministro Alexandre de Moraes, do STF, ordenou o bloqueio das contas da empresa, com o objetivo de garantir o pagamento de multas ligadas à operação do X, suspenso no Brasil por ordem da Justiça em 30 de agosto deste ano…

Veja a apuração completa no site Lupa