Apurado pelo site Lupa
Em vídeo que circula nas redes sociais um homem diz que uma barragem se rompeu em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul, durante as enchentes de maio, e que a empresa responsável pela manutenção não aparecia há 13 anos no local. Ele também afirma que prefeituras locais processaram pessoas, bombeiros civis e engenheiros que alertaram a população sobre a catástrofe que iria acontecer na região. O vídeo ainda exibe imagens do que seria o rompimento da barragem. É falso.
Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
O problema do Rio Grande do Sul foi causado pelo quê? Natureza humana. Eu soube que rompeu a barragem de São Leopoldo e a empresa responsável por dar manutenção da barragem que há 13 anos não aparecia lá, só ganhando do Estado. Ganhou a licitação para cuidar da barragem. Pessoas, bombeiros civis, engenheiros tiveram a informação e alertaram antes a população sobre a catástrofe que iria acontecer e foram processados pelo governo, por Prefeituras locais por estarem causando pânico na população”
As imagens que aparecem no vídeo foram, de fato, registradas em São Leopoldo, município da região metropolitana de Porto Alegre. Porém, não se trata de uma barragem que rompeu, mas de um dique que extravasou no dia 4 de maio. O próprio prefeito de São Leopoldo, Ary Vanazzi (PT), divulgou as imagens no X…
Veja a apuração completa no site Lupa