Apurado pelo site Lupa
Circula nas redes sociais mensagem de texto afirmando que tomar banho frio provoca derrames. Segundo a publicação, isso ocorre porque a temperatura fria contrai os vasos sanguíneos, causando problemas vasculares. É falso.
Por WhatsApp, leitores sugeriram que o conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
A água fria no corpo ou na cabeça diretamente e repentinamente, pode contrair os vasos sanguíneos, enquanto o sangue vai fluir com mais intensidade para aquecer. Isso pode causar o rompimento dos vasos. É por isso que as pessoas frequentemente sofrem um derrame no banheiro, devido ao método inadequado de banho
De acordo com a Sociedade Brasileira de Angiologia e de Cirurgia Vascular de São Paulo (SBACV-SP), a água fria no banho não tem potencial de causar acidentes vasculares, como aponta o post desinformativo. “Nosso sistema circulatório é bem adaptado às variações do dia a dia. Assim, as alterações da temperatura da água no banho não parecem ser fatores importantes em eventos cerebrais”, explica o médico Akash Kuzhiparambil Prakasan, diretor da SBACV-SP, em nota encaminhada à Lupa…
Veja a apuração completa no site Lupa