Em vídeo viral, mulher afirma que o banheiro feminino de uma unidade da rede de postos de conveniência Graal teria recebido mictórios. É falso. Na realidade, o banheiro que aparece no vídeo é masculino. Por motivo de reforma, mulheres estão usando o espaço, enquanto homens estão sendo direcionados a outro local.
Apurado pelo site Lupa
Em vídeo viral, mulher afirma que o banheiro feminino de uma unidade da rede de postos de conveniência Graal teria recebido mictórios. É falso.
Em tom alarmista, postagens alegam que agora o banheiro seria unissex – ou seja, sem divisão entre gêneros. Alguma publicações trazem ainda alguns alertas: “Você deixaria sua filha usar esse banheiro?” e “Se você costuma frequentar o Graal com sua família, avise sua esposa e filho (as) disso”. Por meio do projeto de verificação de notícias, usuários do Facebook solicitaram que esse material fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação da Lupa:
“Aí que lindo: o banheiro feminino com mictórios. O banheiro é feminino, porém tem mictório. Onde? No Graal”
O banheiro feminino do Graal não recebeu mictórios, tampouco se tornou unissex. Em nota publicada nas redes sociais, a empresa explicou que a unidade que aparece no vídeo passa por reformas no banheiro feminino. Com isso, pessoas do sexo feminino estão, temporariamente, utilizando o banheiro masculino. Ou seja, ao contrário do que afirmou a mulher no vídeo, o local que aparece nas imagens é o toalete masculino e não o feminino. Já os homens estão sendo direcionados para o banheiro do Recanto do Caminhoneiro, anexo à unidade…