Circula pelas redes sociais um vídeo apontando que uma bandeira da cor preta teria sido hasteada no Palácio da Alvorada, em Brasília (DF). A informação é falsa. A gravação foi feita contra a luz. Na verdade, o vídeo mostra a bandeira-insígnia da Presidência, que traz o Brasão da República em um fundo verde.
Apurado pelo site Lupa
Circula pelas redes sociais um vídeo apontando que uma bandeira da cor preta teria sido hasteada no Palácio da Alvorada, em Brasília (DF). As imagens mostram, ainda, o suposto momento em que a bandeira oficial do Brasil foi substituída. Por WhatsApp, leitores da Lupa sugeriram que esse conteúdo fosse analisado. Confira a seguir o trabalho de verificação:
Bandeira negra foi hasteada no Palácio da Alvorada
A informação analisada pela Lupa é falsa. Na realidade, a bandeira que aparece no vídeo é a da Presidência, que traz o Brasão da República em um fundo verde. É possível verificar a cor correta da bandeira por meio de uma live feita por um apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL), que gravou o momento em que a bandeira estava sendo arriada – o ato faz parte de protocolo que antecede a retirada da bandeira do Brasil. O episódio ocorreu no dia 19 de dezembro, quando apoiadores de Bolsonaro se reuniram perto do Alvorada, residência do presidente. Como a gravação foi feita em um ângulo contra a luz, nos primeiros minutos do vídeo, parece que a cor da bandeira é preta. Mas, conforme a gravação avança, é possível verificar que se tratava da bandeira-insígnia da Presidência. O suposto hasteamento de uma bandeira na corte preta vem sendo disseminado nas redes sociais com a intenção de indicar que Bolsonaro estaria contestando o resultado das eleições de 2022, vencida por Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Desde o pleito, apoiadores do presidente vêm se reunindo em frente a quartéis e promovendo atos antidemocráticos contestando a vitória do petista. Esse boato também foi verificado pelo Boatos.org…